A Pousada, inaugurada em julho de 1999, está pronta para receber pesquisadores visitantes, servidores públicos federais em desenvolvimento de suas atividades, visitantes  de outros países, estados ou municípios, que estejam desenvolvendo atividades de interesse do JBRJ.

O imóvel, situado na Rua Major Rubens Vaz nº 66, tem capacidade para hospedar 7 pessoas, foi totalmente reformado para atender à demanda de muitos pesquisadores que, a exemplo de outros países, hospedam-se nas próprias instituições visitadas.

A obra de restauração começou em outubro de 2000 e terminou no final de fevereiro. O local ganhou uma nova aparência: recebeu novas cores; toda a iluminação interna e externa foi trocada; os móveis são do acervo do Jardim Botânico e foram recuperados com o pessoal da casa ou foram doados à instituição; as esquadrias de ferro, da casa principal e do anexo, estão substituídas por tijolos de vidro. A Pousada recebeu um tratamento paisagístico, com canteiros e iluminação indireta.

A casa principal da Pousada possui sala de TV, sala de jantar e sala de estar refrigeradas; copa, cozinha, 4 quartos e 3 banheiros completos. O local possui ainda um Anexo onde fica a sala da administração, a lavanderia, banheiros e uma suíte com uma antessala.

Contato

Ana Lucia Miguel Marmello Barreiro

 http://vm005.jbrj.gov.br/pesquisa/pousada/portarias/109.pdf