Para o desenvolvimento do Projeto Montanhas da Amazônia, foram realizadas quatro expedições: duas no estados do Amazonas (Serra do Aracá em setembro/outubro de 2011) e Pico da Neblina (setembro de 2012) e duas em Roraima (Monte Caburaí e Serra Grande (ambos em novembro de 2014).

Em todos as áreas trabalhadas foram realizadas coletas de material botânico, com flor e/ou fruto, de ervas, arbustos e árvores, incluindo samambaias, licófitas e briófitas. Todo o material foi georeferenciado e fotografado, mostrando o habitat e detalhes vegetativos e reprodutivos. Imagens, em filmes, foram realizados objetivando mostrar a rotina do trabalho in loco e as áreas com vistas aéreas.

As saídas para coleta dos materiais eram acompanhadas de auxiliares de campo, fundamentais para abertura de trilhas, subidas em árvores e informações populares sobre as espécies.
Ao final de um dia de coleta eram realizadas descrições dos materiais em caderneta de coleta e esses, posteriormente, eram acondicionados em prensas de madeira para secagem em estufas, visando a herborização. Anotações sobre o tipo de vegetação de cada localidade foram realizadas.

Todo o material de coleta, devidamente herborizado e informatizado, foi depositado no herbário do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (herbário RB). Duplicatas desses materiais foram encaminhadas a Institutos de Pesquisas, preferencialmente da Amazônia, visando o enriquecimento dos respectivos herbários e como permuta em troca de determinação das espécies.

O material acondicionado em sílica gel será depositado no banco de DNA do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O material vivo será cultivado nas dependências do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para observação de floração e frutificação. O total de plantas coletadas é de, aproximadamente, 3300 indivíduos.

Após a análise de todo o material coletado nas quatro expedições, dará início a confecção do texto para o livro sobre o projeto. Um vídeo foi elaborado, mostrando imagens das quatro expedições.